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09/08/2013
Ambush marketing e proteção às marcas em grandes eventos serão debatidos durante o XXXIII Congresso Internacional de Propriedade Intelectual



A Copa das Confederações já deu uma prévia da guerra de marcas a ser travada nos próximos anos durante os grandes eventos esportivos aqui no Brasil. Os patrocinadores querem defender seus espaços e evitar que marcas não patrocinadoras peguem carona nos eventos. Na contramão, os não patrocinadores, grupo heterogêneo formado por grandes marcas a pequenos comerciantes e até camelôs - todos querendo pegar carona e associar seus produtos aos eventos, o que é proibido.

Os aspectos que envolvem o ambush marketing (marketing de emboscada) e a proteção às marcas serão amplamente debatidos durante o XXXIII Congresso Internacional da Propriedade Intelectual. No evento, estarão reunidos cerca de mil representantes de grandes empresas e especialistas jurídicos. Os painéis também abordarão a pirataria e os desafios no desenvolvimento de marcas mundiais.

Promovido pela Associação Brasileira de Propriedade Intelectual (ABPI), que comemora 50 anos em 2013, o congresso será realizado no Windsor Barra Hotel, no Rio de Janeiro, entre os dias 19 e 20 de agosto. É o maior evento do setor na América do Sul.

Com debates baseados no novo modelo de negócios da era digital e na geração de valor proporcionada pela revolução tecnológica, entram na pauta os temas relacionados à distribuição de obras audiovisuais no mercado online e os direitos autorais sobre matérias jornalísticas nas publicações online.

Para falar sobre as questões de titularidade de marcas durante a Copa e a Olímpiada estarão presentes representantes da FIFA, ALMAP BBDO, Organizações Globo e Volkswagen do Brasil.

Imagem: Ricardo Lopes